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Inquilino

Ao alugar um imóvel é preciso ter conhecimento dos seus direitos e deveres. Veja abaixo a relação de documentos que você precisa ter à mão para fechar negócio.

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Formas de garantia

Fiador

Os documentos são exigidos conforme a relação pessoa física ou jurídica, sendo que o fiador não poderá ser cônjuge do locatário, a renda comprovada deve ser de no mínimo 3 (três) vezes o valor do aluguel mais encargos, e deve possuir imóvel próprio quitado em Curitiba ou Região Metropolitana de Curitiba.

Seguro fiança

O cliente deverá encaminhar a documentação necessária para a companhia seguradora verificar e aprovar o cadastro. Podendo ser através da:

  • Mitra Corretora de Seguros
    Telefone: (41) 3023-4235 / 9999-1350
    Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 809, conjunto 809, 8º andar. Centro. Curitiba (PR)
  • Aluguebens Associação dos Locadores, Locatários e Administradores do Aluguel de Bens
    Telefones: (41) 3016-3062 ou (41) 3091-2474
    Endereço: Rua Ébano Pereira, 481. Centro. Curitiba-PR

Título de capitalização

Para aprovação do título de capitalização é feita análise de crédito do pretendente locatário e o valor do título pode variar entre 10 a 15 vezes o valor do aluguel, mais taxas. O título fica em nome do inquilino e vinculado ao contrato de locação, a companhia que administra o título é a SulAmérica Capitalização S.A. , com correção pela Taxa Referencial.

Caução de imóvel

São aceitos somente imóveis localizados em Curitiba. O imóvel deverá estar quitado e registrado, o cliente deverá enviar cópias da documentação do locatário, RG e CPF dos proprietários do imóvel a ser caucionado, comprovante de endereço e ficha cadastral preenchida e assinada pelo locatário e pelo caucionante. A chave do imóvel a ser locado somente será entregue após a efetivação da caução no cartório.

Desocupação

Quando o contrato for de prazo indeterminado, encaminhar para a Kondor Imóveis, com antecedência de 30 (trinta) dias, um aviso por escrito informando a desocupação do imóvel, conforme o modelo abaixo. Se o contrato estiver vigente, entrar em contato com o Departamento Administrativo de Locação.

Agendar com 72 horas de antecedência a "Vistoria de Entrega" com o Departamento Administrativo de Locação. Lembrando que o imóvel deverá encontrar-se efetivamente limpo, organizado e com a pintura na condição conforme estipulada na "Vistoria Inicial". O locatário e/ou representante deverá acompanhar a Vistoria de saída. Será admitido atraso de no máximo 15 (quinze) minutos após horário agendado.

Caso o imóvel tenha sido locado com a pintura nova, deverá ser devolvido nas mesmas condições. Havendo riscos no piso, deverá procurar um profissional especializado para orientá-lo sobre o lixamento ou troca de lâminas. Havendo instalação de antena de TV, solicitar a retirada antecipada junto à empresa contratada. Acompanhar a retirada a fim de evitar danos no telhado. E ainda realizar a limpeza da caixa de gordura.

Caberá ao locatário efetuar os reparos necessários e comunicar à Kondor Imóveis quando houver o término dos serviços, para que possa ser agendada uma segunda "Vistoria Final" e, assim, verificarmos se o imóvel permanece nas mesmas condições da "Vistoria Inicial". Caso haja divergências a serem reparadas, o aluguel e demais encargos, como água, luz, condomínio e IPTU, continuam sob a responsabilidade do locatário até a entrega definitiva do imóvel.

Após a conclusão e aprovação da "Vistoria Final", o locatário deverá dirigir-se à Kondor Imóveis para efetuar a entrega das chaves do imóvel e realizar os seguintes procedimentos:

Copel

Fazer a leitura da luz no próprio relógio e solicitar o DESLIGAMENTO (consumo final) diretamente em uma agência da COPEL. Caso haja alteração de voltagem (110v e 220v), deixar na condição original do imóvel.

Sanepar

Solicitar a suspensão temporária da água junto a Sanepar e apresentar à Kondor Imóveis o documento de desligamento junto com as 03 (três) últimas faturas pagas e certidão negativa de débitos.

Condomínio

Entregar o último boleto quitado e declaração do Síndico com nome, telefone e carimbo ou uma declaração da administradora, comprovando que não há débito referente à sua unidade.

Gás

Retirar a última leitura até a entrega definitiva das chaves e efetuar o pagamento junto ao síndico.

Aquecedor / pressurizador e motor da banheira

Quando houver algum destes equipamentos, solicitar a revisão a uma empresa autorizada e especializada, e apresentar o comprovante à Kondor Imóveis.

Alarme

Quando houver alarme de segurança, informar o código da senha.

Imposto de renda

Sendo o locatário Pessoa Jurídica, devem ser apresentados os DARF´s de recolhimento de Imposto de Renda Retido na Fonte, quitados.

Chaves

Cumprido todos os itens anteriores, haverá a entrega das chaves e controles remoto. Entrar em contato com o Departamento de Rescisão da Kondor Imóveis e agendar horário para fazer a entrega.

Serviço ao inquilino

Saiba mais sobre a lei do Inquilinato

Kondor
Av. Manoel Ribas, 6568
Santa Felicidade
Curitiba - PR

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Sábado: de 08h30 as 15h

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